A clínica disponibiliza os seguintes serviços:
CONSULTA GERAL – Destinada aos pacientes que são encaminhados para clínica para uma primeira avaliação, consultas oftalmológicas de rotina; prescrição de óculos. Nessa consulta os pacientes realizam os seguintes exames:
Biomicroscopia de fundo de olho
Fundoscopia
Ceratometria
Potencial de Acuidade visual
Tonometria
CONSULTA RETINA – Destinada aos pacientes que após passarem pela consulta geral tem a necessidade de realizar exames complementares para investigar, ou fazer acompanhamento para tratamento de doenças na retina como: degeneração macular relacionada à idade (DMRI), edema macular diabético, moscas volantes, oclusão da veia central da retina, entre outras… No ambulatório de retina os pacientes realizam os seguintes exames:
Ceratometria
Potencial de Acuidade visual
Mapeamento de retina
Retinografia Flourescente Binocular
Retinografia Colorida Binocular
Tonometria
Injeção Intravítreo
Tomografia de Coerência Óptica
Ultrassonografia de Globo Ocular
CONSULTA CÓRNEA – Destinada aos pacientes que após passarem pela consulta geral tem a necessidade de realizar exames complementares para investigar, ou fazer acompanhamento para tratamento de doenças na córnea como: ceratite, ceratocone, olho seco, distrofias da Córnea, úlcera da Córnea, pterígio, entre outras… No ambulatório de córnea os pacientes realizam os seguintes exames:
Paquimetria ultrassônica
Paquimetria ultrassônica
Microscopia Especular de Córnea
Topografia Computadorizada de córnea
CONSULTA GLAUCOMA – Destinada aos pacientes que após passarem pela consulta geral tem a necessidade de realizar exames complementares para investigar, ou fazer acompanhamento para tratamento de glaucoma. No ambulatório de glaucoma os pacientes realizam os seguintes exames:
Paquimetria ultrassônica
Microscopia Especular de Córnea
Campimetria computadorizada ou manual com gráfico
Curva diária de pressão ocular CDPO (mínimo de 3 medidas)
Gonioscopia
CONSULTA PRÉ OPERATÓRIO DE CATARATA – Destinada aos pacientes que após passarem pela consulta geral e são diagnosticados com catarata. No ambulatório de pré operatório de catarata ospacientes realizam os seguintes exames antes de realizarem a cirurgia:
Paquimetria ultrassônica
Biometria ultrassônica
Mapeamento de Retina
Microscopia Especular de Córnea
Topografia computadorizada
Potencial de Acuidade Visual
Ultrassonografia de Globo Ocular
CIRURGIA DE CATARATA – É um procedimento seguro e que remove o cristalino turvo do olho, substituindo-o por uma lente intraocular (LIO) artificial, cujo o objetivo é restaurar a visão nítida e qualidade da visão.
CIRURGIA DE PTERÍGIO – É um procedimento oftalmológico para remover o tecido benigno que cresce sobre a superfície do olho cobrindo a córnea.
CIRURGIA DE CALÁZIO – É um procedimento que remove o nódulo por meio de um pequeno corte na pálpebra interna.
IMPLANTE SECUNDARIO DE LENTE INTRA-OCULAR – LIO – É um procedimento cirúrgico que insere uma lente artificial dentro do olho após uma primeira cirurgia de catarata, para corrigir problemas como o deslocamento da lente original, a falta de suporte capsular para implante durante a primeira cirurgia.
EXPLANTE DE LENTE INTRA OCULAR – É um procedimento cirúrgico que envolve a remoção de uma lente implantada no olho, geralmente após uma cirurgia de catarata, e se faz necessário a substituição por uma nova lente em casos de complicações, como opacificação da lente, deslocamentoda lente ou infecção pós-operatória.
CAPSULOTOMIA A YAG LASER – É um procedimento oftalmológico para tratar a opacificação da cápsula posterior após a cirurgia de catarata, que causa a “catarata secundária”. Utiliza-se o laser para criar uma abertura na cápsula opaca, removendo-a e restaurando a visão clara, sem ser um procedimento doloroso e realizado em ambulatório.
Para o cidadão ter acesso ao atendimento na Clínica de Olhos Dr Seródio, o mesmo deve:
Procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima;
Passar por consulta médica e obter encaminhamento oftalmológico;
Aguardar o agendamento, que será realizado pela regulação do municipal através do SISREG;
Os agendamentos são realizados pelas Unidade Básica de Saúde (UBS) que funcionam de segunda a sexta-feira de 08 às 17horas, ou através da Central do Cidadão que funciona de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, localizada na Avenida Saquarema, Nº 5.481, Bacaxá, próxima ao Terminal Rodoviário do Horto.
Após o agendamento o usuário deve comparecer na clínica no dia e horário agendado, portando documento de identificação com foto e agendamento do SISREG.
Para os pacientes que já são acompanhados na clínica os agendamentos são realizados através de whatsapp no telefone: (22) 98163-9952
Para os atendimentos de primeira vez, após o usuário já estar inserido na fila do SISREG para atendimento oftalmológico, o prazo para agendamento é de até 90 dias corrido, podendo ser chamado antes do prazo.
Para os atendimentos dos pacientes que foram encaminhados ou já estão em tratamento na clínica em algum setor especializado, o prazo para agendamento é de até 30 dias úteis, podendo ser chamado antes do prazo de acordo com a especialidade aguardada.
Os atendimentos na clínica são agendados por horário e não por ordem de chegada, garantindo mais conforto e acomodação nas dependências da clínica, sem a necessidade de aglomeração e também seguimos a lei de prioridade nº 10.048/2000, que oferece o direito de prioridade garantindo o pacienteser atendido antes de outros pacientes, independentemente da ordem de chegada, nas unidades de saúde e hospitais do SUS.
Quem tem direito à prioridade
Idosos: Pessoas com idade igual ou superior a sessenta e cinco
Pessoas com Deficiência: Pessoas que possuem alguma deficiência.
Gestantes: Mulheres grávidas.
Lactantes: Mães em fase de amamentação.
Pessoas com Crianças de Colo: Quem acompanha bebês de
Pais e Cuidadores de Pessoas com Deficiência: Mães e pais de filhos com deficiência, transtorno ou doença que demande cuidados especiais permanentes.
O tempo de espera previsto para atendimento na clínica é aproximadamente de 20 a 40 minutos, tendo em vista que antes do paciente passar pela consulta médica o mesmo realiza alguns exames prévios, e se o paciente for atendido no ambulatório de retina ou pré operatório de catarata é necessário aplicação de colírio a base de Tropicamida para dilatação da pupila, no qual o efeito não ocorre de imediato, podendo variar o tempo para cada pessoa, devido a condições do organismo de cada uma.
Para quaisquer esclarecimento ou dúvida o paciente pode informar via whatsapp através do telefone: (22) 98163-9952, ou comparecer na recepção da clínica no endereço Rua Heitor Bravo, nº 6, Loja B – Bacaxá – Saquarema/RJ – CEP 28994-705, de segunda a sexta feira de 08 as 17 horas.
Para o usuário solicitar atendimento na Clínica de Olhos dr Seródio ele deve comparecer naUnidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, ou na Central do Cidadão de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, localizada na Avenida Saquarema, Nº 5.481, Bacaxá, próxima ao Terminal Rodoviário do Horto portando os seguintes documentos:
Encaminhamento do clínico para consulta oftalmológica;
Cartão Nacional do SUS
CPF;
Comprovante de residência
Para os usuários que já são acompanhados na clínica os agendamentos são realizados através de whatsapp no telefone: (22) 98163-9952, ou presencialmente no endereço Rua Heitor Bravo, nº 6, Loja B – Bacaxá, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, portando os seguintes documentos:
Cartão Nacional do SUS
CPF;
Identidade;
No dia que o usuário comparecer na clínica para realização do exame, consulta ou procedimento basta apenas apresentar os seguintes documentos:
Cartão Nacional do SUS ou;
CPF ou;
Identidade e;
Agendamento do SISREG (nos casos de primeira vez);
Para consulta de status de qualquer solicitação de serviço nos casos de consulta de primeira vez o usuário deve consultar sua posição em fila na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Nos casos de usuários que já são atendidos na Clínica de Olhos dr Seródio para consultar status de suas solicitações de serviço ou posição em fila, o mesmo deve comparecer na clínica para consulta no balcão da recepção.
A Clínica de Olhos dr Seródio é uma unidade de saúde vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, oferecendo consultas, exames e procedimentos oftalmológicos de qualidade aos usuários do SistemaÚnico de Saúde do Município de Saquarema de forma gratuita.
Para os agendamentos de primeira vez, o usuário pode solicitar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, de segunda a sexta feira de 08 as 17hs ou na Central do Cidadão de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, localizada na Avenida Saquarema, Nº 5.481, Bacaxá, próxima ao Terminal Rodoviário do Horto, portando encaminhamento clínico para oftalmologista e documentos.
Para o agendamento de usuários que já realizaram ou estão em tratamento na Clínica de Olhos Dr Seródio, basta o usuário enviar mensagem através de whatsapp no telefone: (22) 98163-9952, ou comparecer presencialmente no endereço Rua Heitor Bravo, nº 6, Loja B – Bacaxá, de segunda a sexta- feira, das 08 às 17 horas na recepção da clínica.
A legislação que rege os serviços de oftalmologia no SUS é composta pela Política Nacional de Atenção em Oftalmologia (Portaria GM/MS nº 957/2008), que visa a integralidade do atendimento oftalmológico, além de leis que estabelecem direitos aos usuários, como o PL 2.521/2019 e o PL 1.384/23, que propõem a inclusão da oftalmologia na atenção primária e a prioridade para crianças e idosos, respectivamente.
Os agendamentos são realizados exclusivamente pelo SISREG (Sistema de Regulação Municipal), com base na ordem de inserção e na prioridade clínica definida pelo médico.
O cidadão pode consultar o andamento da solicitação diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde o encaminhamento foi feito.
Pacientes que já são acompanhados pela clínica podem confirmar ou reagendar atendimentos pelo WhatsApp (22) 98163-9952 ou presencialmente na recepção da clínica.
Se o usuário não puder comparecer no dia agendado, deve comunicar com antecedência pelo WhatsApp (22) 98163-9952 ou diretamente na recepção da clínica, para possibilitar o reagendamento e liberar a vaga para outro paciente.
O não comparecimento sem aviso prévio pode causar atraso no tratamento e comprometer o fluxo de atendimento dos demais usuários do SUS.
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