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Serviços de atenção especializada

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Descrição do Serviço

A Atenção Especializada em Saúde é o segundo nível de atenção do sistema de saúde. Ela é definida como um conjunto de serviços, ações e conhecimentos que possuem uma maior densidade tecnológica, ou seja, que requerem equipamentos, profissionais e procedimentos mais complexos do que os da atenção primária. Essa modalidade de atenção entra em ação quando o problema de saúde do paciente não pode ser totalmente resolvido no nível primário (nas Unidades Básicas de Saúde, por exemplo). O paciente é encaminhado da atenção primária para a especializada, garantindo a continuidade e a integralidade do cuidado

O acesso funciona de forma integrada, com direcionamento conforme a necessidade de cada paciente:

Centro Especializado em Reabilitação (CER): acesso via Central de Regulação Municipal.

Policlínica: consultas agendadas via SISREG.

Laboratório Municipal de Análises Clínicas: atendimento mediante encaminhamento médico da rede municipal.

Socorro Saúde: emergência pré-hospitalar móvel, acionada pelo 0800-2228181 ou (22) 98152-5098.

Clínicas Especializadas e Casa do Diabético: acesso via encaminhamento da Atenção Primária (UAP) ou alta hospitalar.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO): atendimento agendado e referenciado por dentista da rede básica.

Clínica dos Olhos Dr. Seródio: regulação pela Secretaria Municipal de Saúde.

Clínica Municipal de Fisioterapia: acesso via encaminhamento das unidades de saúde.

Postos de Urgência e Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo (HMPNA): livre demanda para urgência/emergência ou encaminhamento.

Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth (HMNSN):

Ambulatorial e cirurgias eletivas via SISREG.

Emergências via Central de Regulação Municipal – Socorro Saúde – Vaga Zero.

Central de Marcações: triagem e agendamento de exames solicitados pelas UBS e outros serviços de saúde.

Consultas (Central de Marcação): 80% em até 60 dias.

Urgência (Postos de Saquarema, Sampaio Corrêa, Jaconé): Vermelho (imediatamente), Laranja (até 10 minutos), Amarelo (até 60 minutos), Verde (até 120 minutos) e Azul (até 240 minutos, 4 horas)

HMPNA:Vermelho (imediatamente), Laranja (até 10 minutos), Amarelo (até 60 minutos), Verde (até 120 minutos) e Azul (até 240 minutos, 4 horas)

Socorro Saúde: Resposta imediata em atendimento telefônico, com tempo variável em relação ao deslocamento do veículo de emergência. Podendo variar de 5 a 20 minutos ao deslocamento.

HMNSN: transferências de pacientes em ≤ 30 minutos.

Horários de funcionamento:

Hospitais e Socorro Saúde: 24h, todos os dias.

CAPS, Clínicas e CEO: segunda a sexta, 8h às 17h (sem interrupção no almoço).

Exemplos de endereços e contatos:

HMPNA: Rua Adolfo Bravo, 197, Bacaxá | Tel: (22) 3199-9965

HMNSN: Rua Fabio Lucio dos Santos, s/n, Verde Vale

Posto de Urgência de Saquarema: Rua Coronel Madureira, 26, Centro Tel: (22) 3199-9797

CEO: Rua Professor Souza, 05, 2º andar | Tel: (22) 3199-0473

Encaminhamento médico da Atenção Básica ou da rede especializada (exceto livre demanda em urgência).

Dados básicos: Nome, CPF, Cartão SUS, Data de nascimento, Escolaridade, Etnia, Endereço completo.

Prontuário médico: acesso restrito ao paciente, representante legal ou familiares autorizados, conforme a LGPD.

A Central de Marcações é responsável pelo acompanhamento e atualização das filas de espera.

Todos os serviços especializados de saúde descritos são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hospitais e Socorro Saúde: 24h, todos os dias.

Clínicas, CEO e CAPS: segunda a sexta, 8h às 17h.

Encaminhamentos: exigidos para consultas especializadas, exames e terapias.

Livre demanda: Postos de Urgência, HMPNA e maternidade (casos específicos).

LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

RDC nº 15/2012, RDC nº 63/2011, RDC nº 50/2002 e RDC nº 222/2018 (ANVISA).

Resolução CFM nº 1605/2000.

Portarias do Ministério da Saúde:

GM/MS nº 544/2023;

GM/MS nº 635/2023;

nº 2.048/2002;

nº 2.436/2017 (PNAB);

nº 37/2021.

Como posso saber o andamento do meu encaminhamento ou agendamento para consulta ou exame especializado?

O cidadão pode acompanhar o status do seu encaminhamento por meio da Central de Marcações, diretamente na Unidade de Saúde de origem (UBS) ou consultando a equipe responsável pelo agendamento via SISREG. Informações também podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde ou pelo e-mail da Ouvidoria: ouvidoriasms@saquarema.rj.gov.br

O que devo fazer em caso de urgência ou emergência fora do horário de funcionamento das clínicas especializadas?

Em casos graves ou urgentes, o cidadão deve procurar imediatamente o Posto de Urgência mais próximo ou o Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo (HMPNA), que funcionam 24h, ou acionar o Socorro Saúde pelo telefone 0800-222-8181 ou (22) 98152-5098 para atendimento pré-hospitalar móvel.

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Secretaria Municipal de Saúde
João Alberto Teixeira Oliveira

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