O Programa Municipal de Tuberculose, Hanseníase, Esporotricose e Leishmaniose (THEL) é responsável pelo tratamento de pacientes com Tuberculose, Hanseníase, Esporotricose e Leishmaniose do Município de Saquarema que apresentam sintomas respiratórios e possuem a doença em atividade e todos seus contactantes, é responsável também por pacientes que apresentam lesões na pele sendo encaminhados aos profissionais responsáveis pelo acolhimento e tratamento de Hanseníase, Esporotricose e Leishmaniose.
O Programa tem como objetivo o diagnóstico, tratamento controle, prevenção, busca ativa dos casos promovendo a erradicação das doenças assistidas pelo programa. O diagnóstico e tratamento são realizados por profissionais com fornecimento dos medicamentos, com dosagem supervisionada pela equipe de enfermagem, com o profissional de fisioterapia há a prevenção e tratamento de incapacidades físicas avaliados no início e na alta do paciente.
A população no geral deve dirigir-se ao Programa pessoalmente ou através dos canais de comunicação que são telefone (22) 9923437503, mídia digital (Whatzapp) (22) 9923437503 e por endereços eletrônicos
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8:00 as 16:00 horas, no endereço Rua Waldir Macedo da Silva número 180, casa1, bairro Verde Vale
O Programa de Tuberculose, Hanseníase, Esporotricose e Leishmaniose desempenha um papel fundamental na eliminação das doenças assistidas pelo Programa, com foco em reduzir a incidência e mortalidade das doenças por meio de ações efetivas para esse fim. Atualmente a Coordenação do Programa de Tuberculose, Hanseníase, Esporotricose e Leishmaniose do Município de Saquarema está inserida na Direção de Vigilância em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde.
A consulta inicial é agendada no comparecimento do paciente ao Programa e as mensais são feitas após a comprovação de início de tratamento e agendada logo após o fim da consulta inicial e as solicitações de exames são requeridas, com objetivo agilizar o diagnóstico dos pacientes.
Documentos necessários para acessar o serviço do Programa: Documentos de identificação; Cartão do SUS; Comprovante de residência; e Encaminhamento direcionado ao agravo correspondente.
Através do telefone (22) 9923437503, mídia digital (Whatzapp) (22) 9923437503 e por endereços eletrônicos
Gratuito.
O serviço pode ser solicitado a qualquer momento, sempre que houver sinais, suspeita, contato com pessoas doentes ou necessidade de seguimento clínico das doenças atendidas pelo programa.
Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.
lei nº 14.289, de 3 de janeiro de 2022
lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017.
RDC n ͦ 36/2013
RDC n ͦ 50/2002
NR 32
Portaria n ͦ 529/2013
Procedimentos operacionais padronizados
RDC n ͦ 63
O atendimento pode ser solicitado presencialmente na sede do Programa (Rua Waldir Macedo da Silva, nº 180, casa 1, Verde Vale), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Também é possível entrar em contato pelos telefones e WhatsApp (22) 99234-37503 ou pelos e-mails hanseniase.tuberculose2020@gmail.com e tuberculose.hanseniase@saquarema.rj.gov.br. O agendamento pode ser feito pelo próprio paciente ou por um responsável.
Para acessar o serviço, é necessário apresentar: documento de identificação, Cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento médico direcionado ao agravo correspondente (tuberculose, hanseníase, esporotricose ou leishmaniose).
Sua pesquisa foi enviada com suceso.
Sua pesquisa foi enviada com suceso.
Sua pesquisa foi enviada com suceso.
Sua pesquisa foi enviada com suceso.
Sua pesquisa foi enviada com suceso.